Nossas Áreas de Atuação
A Clínica Bruno Donegá Constantin é um centro médico especializado em Cirurgia Vascular e em doenças e distúrbios dos sistemas arterial, linfático e venoso, com destaque para o tratamento avançado de varizes, telangiectasias, aneurismas, tromboses, úlceras de perna e pé, entre outras patologias.

CIRURGIA PARA VARIZES COM O LASER OU RADIOFREQUÊNCIA
Como é realizada a cirurgia de varizes com o Laser e com a Radiofrequência?
Com o avanço tecnológico, os procedimentos cirúrgicos tendem a se tornar cada vez mais seguros e menos invasivos. A cirurgia minimamente invasiva, feita com incisões cada vez menores, diminui a agressão ao organismo. O Laser para tratamento das varizes é uma técnica moderna na qual não são necessários cortes. Através de uma punção, a fibra de laser é introduzida na veia acometida e promove o fechamento da mesma através de uma forma de cauterização. Posteriormente o tecido local remanescente é absorvido pelo organismo. Assim, a veia doente não é retirada, mas é excluída da circulação, eliminando as complicações causadas por ela. Esta técnica é utilizada principalmente nas veias safenas magnas, safenas parvas, safenas acessórias e perfurantes, e tem a mesma eficácia da cirurgia convencional, com a vantagem de ser uma técnica menos invasiva. A técnica da Radiofrequência é similar, sendo usado o cateter e o aparelho específicos para realizar a termoablação.
O tempo de repouso necessário no pós operatório depende da quantidade de varizes a serem retiradas. Quando o tratamento indicado é apenas a termoablação isolada das veias safenas ou perfurantes, mínimo ou nenhum repouso é necessário.
Apresenta menos hematoma, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida. Outras vantagens são: menor incidência de complicações, cirurgia mais rápida e excelente eficácia. O repouso necessário no pós-operatório é muito menor quando comparado à técnica convencional.
A técnica da Radiofrequência possui as mesmas vantagens e pode ser realizada com a mesma qualidade e segurança.
A cirurgia é feita em hospital ou nível ambulatorial, com aplicação de anestesia local, raqui ou geral. Geralmente requer 1 dia de internação.