O que é aneurisma de aorta?

O que é aneurisma de aorta?

Postado por: Dr. Bruno Donegá Contantin

Em 27 de Abril de 2020

Aneurisma de Aorta abdominal: Nota-se a dilatação no vaso que deveria ter no máximo 2,5cm. Neste caso o aneurisma tem 6 cm de diâmetro.

O que é aneurisma de Aorta?

Aneurisma arterial é definido como uma dilatação maior que 50% do seu diâmetro normal ou do segmento proximal da dilatação. Qualquer seguimento aórtico pode se tornar aneurismático, porém o segmento infrarrenal da aorta é o local mais comum para o seu desenvolvimento.

Etiologia

De etiologia considerada multifatorial, fatores de risco bem definidos estão associados ao desenvolvimento de aneurismas de aorta. Fatores de risco são idade avançada, homens, caucasianos, história familiar, tabagismo e aterosclerose. Por outro lado, raça negra, sexo feminino e Diabetes apresentam associação negativa com a presença de aneurisma da aorta abdominal.

Prevalência

O CCD classificaram o aneurisma de aorta como a 15ª causa de mortalidade nos EUA nos adultos entre 60 e 64 anos. Estudos prévios de ecografia demonstraram que entre os homens com idade entre 65 e 80 anos, a prevalência de aneurisma de aorta é de 4 a 8% e a prevalência aumenta em 2% a 4% a cada década.

Complicações

A principal complicação do aneurisma de aorta não tratado é a ruptura, com 90% de mortalidade, quando analisados os números a partir do evento rotura e com aproximadamente 50% de mortalidade para os indivíduos que conseguem chegar ao hospital com possibilidade de tratamento.

Tratamento

Como é tratamento do aneurisma de aorta? A forma de tratamento cirúrgico dos aneurisma de aorta consiste em: Correção cirúrgica aberta e correção endovascular.  Ambas as técnicas podem ser empregadas com sucesso. A escolha do método de tratamento depende da disponibilidade de aplicar a técnica endovascular, anatomia do aneurisma e experiência da equipe.

Tipo de Tratamento

Atualmente, as principais indicações a correção cirúrgica são diâmetro máximo maior ou igual a 5,5 cm nos homens, maior que 5,0 cm em mulheres, ou aneurisma de aorta sintomáticos. No entanto, o critério de diâmetro máximo pode ser questionado, pois a taxa de ruptura anual estimada no aneurisma de aorta de 4,0 a 4,9 cm não é negligenciável, aproximadamente de 1,0% por ano.

Você pode gostar…

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *